2 de março de 2012

Conquistando Seu Espaço


No século dezenove, alguns pensadores já cogitavam a idéia de que no futuro, teríamos uma sociedade, governada pelas mulheres, sociedade matriarcal, que desbancaria a sociedade da época, sociedade patriarcal, governada por homens, na qual, as mulheres tinham pouco ou nenhum valor. Às mulheres cabiam basicamente, as atribuições de afazeres domésticos, trabalharem na lavoura e a maternidade.
 Não lhes era reconhecido o direito ao trabalho e muito menos ao salário, que quando era pago, era muito inferior ao salário dos homens Reflexões da antiguidade à parte, o mundo moderno, já apresenta uma relevante predominância do mundo feminino sobre o mundo masculino. Antigamente havia empregos e serviços para “homens” e “mulheres”, hoje, as mulheres já fazem todo tipo de serviço, muitas vezes com melhor qualidade que os próprios homens.
É comum, ver-se mulheres nos tribunais, exercendo com maestria a profissão de advogadas, promotoras, juízas, profissões que eram antigamente, exclusivamente “para” os homens, vemos hoje mulheres ao volante de enormes carretas e ônibus, executando o serviço com mais habilidade e segurança do que muitos homens.
Há a presença feminina em todos os níveis executivos das empresas e do governo, muitos países têm na presença feminina, seus primeiros mandatários, que, diga-se de passagem exercem esses cargos com muita competência, as forças de segurança, federais, estaduais e municipais, todas, já têm grande número de mulheres exercendo inclusive, cargos de alto comando. As mulheres são muito mais sensíveis que os homens, por exemplo, aos problemas sociais, são mais duras de serem corrompidas, têm mais pudor em corromper, administram com equidade e equilíbrio, empresas administradas por mulheres, são em geral bem sucedidas.
Parabéns às nossas mulheres, a todas elas, pela conquista que fizeram, pelos degraus que foram galgados em muitos anos de lutas. Porém, toda ação incorre numa reação, todas as conquistas adquiridas pelas mulheres, impõe-lhes conseqüências. Elas estão muito mais competentes e desenvolvidas, adquiriram direitos praticamente iguais aos dos homens.
As mulheres ainda enfrentam hoje, apesar das profundas transformações sociais, políticas e económicas do mundo, o estigma da discriminação salarial. Conquistaram o direito ao trabalho, estão nas fábricas, nos serviços e nas universidades, muitas vezes em maioria, mas continuam a ganhar menos.
Perante esta realidade, há todos os motivos para que o 8 de Março seja o dia das Vozes das mulheres, em tom de reivindicação mas também em tom de festa e celebração.
 

 “O que importa são as batalhas travadas e não apenas as que se ganham”.


Um comentário:

  1. Quero deixar meu comentário sim.
    Temos realmente que protestar e fazer valer o que conquistamos. Como foi muito bem colocado, trabalhamos em todas as áreas possíveis e imaginárias com muita competência, comprometimento, inteligência , etc... ganhando menos! Porque? Porque vivemos numa sociedade hipócrita e machista. Somos discriminadas todos os dias, a falta de respeito para com a mulher é enorme.
    Vamos fazer valer os direitos pois a tal igualdade não é para podermos usar calças, ou fumar em público. Estatisticamente os homens matam mais, roubam mais, corropem e são corrompidos em número maior que as mulheres, ninguém houve falar que uma mulher abusou sexualmente de seu filho, ou que matou ou jogou acido no ex marido, houve-se falar de filho sem pai mas sem mãe não tem. Essa igualdade não queremos. Queremos lutar sim pela igauldade onde todos tem o direito a SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA,SALÁRIO COMPATÍVEL COM A FUNÇÃO EXERCIDA, RESPEITO.

    ResponderExcluir