28 de março de 2012

Improviso que não dá certo: escola funciona há seis anos em açougue desativado em Florianópolis

Pais e alunos protestaram na noite deste terça-feira contra permanência de alunos em instalação improvisada


img Fábio Bispo
@fabiobispo_nd
Florianópolis

Rosane Lima/ND
Gisele espera uma solução para a escola onde a filha de 10 anos estuda



Há seis anos funcionando de forma provisória no prédio de um antigo açougue, a situação dos 280 alunos da Escola Básica Júlio da Costa Neves, na Costeira, é alarmante. Foi o que disseram os cerca de 100 manifestantes da comunidade escolar que fecharam as pistas de acesso a SC-405, entre as 18h e 19h desta terça-feira (27). A iniciativa partiu dos pais que, empunhando cartazes e faixas, esperam a construção da nova escola às margens da Via Expressa Sul. As obras da nova escola foram embargadas pela Prefeitura de Florianópolis no início deste ano.

A antiga escola, fundada em 1946, foi demolida para a passagem da do Elevado da Seta, que liga o Centro ao Sul da Ilha. A escola provisória deveria funcionar no antigo açougue por um ano, mas os alunos estudam em salas de aulas improvisadas, com banheiros precários e até ligações de energia irregulares há pelo menos seis anos. “Eu sonho em ver minha filha na faculdade, com uma educação decente. Mas com essa omissão nossos sonhos só ficam distantes. Tá na hora de dar um basta nisso”, desabafa Gisele Fortunato, 31 anos, mãe de uma das alunas da 4ª série do Ensino Fundamental.

“É o fim da escola pública de qualidade. Não é só aqui, mas em toda a rede estadual”, observou a representante do Sindicato dos Professores, Rosane de Souza. As palavras de ordem acolheram, ainda, reivindicações de comunidades próximas. Como o pedido de uma auditoria nas obras da Escola de Ensino Médio João Gonçalves, que custaram R$ 148,4 mil. “Não sabemos onde foi parar esse dinheiro, porque as reformas não foram feitas”, protesta Rosane.

Leia também: Via Expressa Sul vira área de polêmica na Capital

Publicado em 27/03-20:17 por: Fábio Bispo.
Atualizado em 28/03-11:16 - NDONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário