24 de abril de 2012

Jasti 2012 começam nesta terça-feira em Piratuba

Os Jogos Abertos da Terceira Idade foram criados pelo projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Antônio Aguiar, que se inspirou na tradição esportiva de Santa Catarina e na constatação que mais de 500 mil catarinenses estão na faixa etária acima de 60 anos. “É rejuvenescedor ver esses atletas representando seus municípios. Esporte é saúde, e para praticar saúde não tem idade. Esses jogos são a prova disso”, diz o deputado Antonio Aguiar

A competição tornou-se um sucesso e chega este ano à quinta edição. Foi realizada em Chapecó (2008), Gravatal (2009), Barra Velha (2010) e Timbó (2011). Em 2011, nas etapas classificatórias participaram mais de 6,5 mil catarinenses, sendo que 1,7 mil estiveram na etapa final representando 142 municípios.

Com a participação de mais de 1,5 mil atletas, começam nesta terça-feira (28), em Piratuba, no Oeste catarinense, os 5º Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti).
Os Jasti envolvem exclusivamente atletas de 60 anos ou mais que disputam as modalidades de bocha, bolão, canastra, dominó, truco, dança coreográfica e dança de salão. Entre atletas, dirigentes, familiares e equipes técnica e de apoio, a 5ª edição dos Jasti devem envolver cerca de 2 mil pessoas em Piratuba – município turístico, com cerca de 5 mil habitantes e localizado a 510 quilômetros de Florianópolis.
As primeiras delegações participantes dos Jasti já estão na cidade. Atletas de 141 cidades participarão do evento, cuja abertura oficial será na noite desta terça-feira (24), a partir das 20h, com desfile de atletas e acendimento do fogo simbólico no Centro de Eventos do município.
Antes da solenidade de abertura, às 9h, será realizado, no auditório do Centro de Eventos, o congresso técnico do evento. No congresso técnico serão definidas a composição das chaves, a tabela de jogos e a ordem das apresentações das danças. Os primeiros confrontos serão quarta-feira (25) de manhã.
  Concórdia, Joinville e Piratuba lideram a lista de cidades com maior representação em número de atletas. A dança coreográfica mista será a modalidade com o maior número de inscritos: 314. A segunda em representação é a bocha masculina, com 139 jogadores; seguida do bolão 23 masculino, com 135 bolonistas.
Os Jasti têm como principal objetivo estimular a participação do idoso em atividades esportivas e recreativas de forma a, na condição de atleta, ampliar sua qualidade de vida. “Os Jogos da Terceira Idade são um evento de valorização da vida, um evento pela amizade e pela autoestima destas pessoas que já fizeram tanto por nós e por Santa Catarina”. A primeira edição dos Jasti foi em 2008, em Chapecó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário