13 de dezembro de 2011

Esgoto Nas Praias - Pesadelo das Comunidades

O tratamento do sistema de esgoto nas praias tornou-se o pesadelo das comunidades e dos empresários ligados ao turismo. Ou os dejetos passam a ser adequadamente tratados, ou então muitas praias hoje bastante freqüentadas, vão se tornar cada vez mais impróprias para os banhos , pois a cada avaliaçao dos órgãos ambientais estão sendo  localizados pontos e mais pontos críticos nos nossos balnearios.
É uma questão de sobrevivência.
Na avaliação da temporada do ano passado, as maiores reclamações foram para o lançamento de esgotos nas praias, partidas dos próprios turistas. As comunidades de Santo Antônio e Sambaqui, também se movimentam no sentido de cobrar das autoridades maior respeito com o ecossistema há muito abandonado, e que resolvam os problemas na area de esgoto e saneamento (com relação aos dejetos jogados na praia), e o mau cheiro constante, contrastatando com seu rico centro gastronomico.

Quando se fala em colocar Florianópolis na rota dos transatlânticos, têm-se em mente que os turistas que viajam á bordo dessas embarcações, não estão dispostos a desembarcar em praias onde exista um rio escoando esgotos para a praia, como acontece em muitas praias da Ilha. Houve um tempo em que tratar o esgoto era um luxo, necessidade tratada como exigência no mínimo descabida. Mas hoje as coisas mudaram e já se sabe que a própria atividade pode se inviabilizar, caso não sejam tomadas medidas urgentes, concretas e eficazes

Nenhum comentário:

Postar um comentário