8 de novembro de 2011

Governo de Santa Catarina lança projeto da quarta ligação entre Ilha e Continente

Além da ponte, um aterro será construído para abrigar uma via expressa, que dára acesso à BR 101, e uma marginal, para trânsito interno

img Emanuelle Gomes
@Emanuelle_ND
Florianópolis

Divulgação

Ponte liga a Beira-mar Norte ao Continente

A quarta ligação entre a Ilha e o Continente pode começar a ser construída a partir de setembro do ano que vem. Na tarde de segunda-feira (7), o governador do Estado, Raimundo Colombo, apresentou o novo projeto e assinou a autorização para elaboração do edital e contratação da empresa que fará o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, Estudo de Impacto Ambiental, Projeto Básico e Plano de Negócios para as obras do novo sistema viário. A contratada será definida até o final deste ano e a expectativa é que a ponte esteja pronta até a metade de 2014. O aterro e o acesso à BR 101 devem ser concluídos no início de 2016.

Com projeto moderno e arrojado, a nova ligação tem o intuito de desafogar o trânsito nas pontes Colombo Sales e Pedro Ivo Campos, além de criar um acesso entre a Capital e a BR 101, passando por parte da orla de São José. Para isso, uma quarta ponte será construída com quatro pistas em cada sentido, uma pista exclusiva para ônibus, passarela de pedestres e ciclovia. A estrutura estará ligada à Beira-mar Norte, na Ilha, e a uma via expressa e uma marginal localizadas sobre um aterro, no Continente.

A obra, com investimento de R$1,1 bilhão de reais, será financiada por meio de PPP (Parceria Público Privada), com a comercialização de parte desse aterro. O restante do espaço servirá a prédios públicos e áreas comuns, como parques e quadras de esportes. “Isso vai proporcionar maior desenvolvimento à região e milhares de novos empregos”, explica o secretário de Estado de infraestrutura, Valdir Cobalchini.

De acordo com o secretário, o trânsito local deve acontecer por meio das marginais, com a via expressa dando acesso à BR 101. Passarelas de pedestres vão garantir a movimentação ininterrupta de veículos e viadutos vão possibilitar o acesso entre a via expressa e o sistema viário local. Durante a obra, Colombo garante que não haverá necessidade de desapropriações, que custam caro ao Governo, e interferências no trânsito.

Para viabilizar a obra, o governador do Estado diz que a Marinha já emitiu uma licença ambiental prévia e que a cessão do terreno pela União, dona do espaço que no qual deve ser construído o aterro, já está em andamento. “Apresentamos o projeto à Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina e estamos conversando. Estudamos diversas maneiras de fazer uma nova ligação, mas essa foi a forma mais viável”, comenta.

Gustavo Kuerten é contrário ao projeto

Apesar das afirmativas do governo, a superintendente do patrimônio da União em Santa Catarina, Isolde Spíndola, esclarece que houve uma consulta, mas nenhum pedido oficial de cessão do terreno. “Primeiro tem que ser feito o projeto, verificar as licenças ambientais, para depois ser feito o pedido”, explica. Isolde garante que há viabilidade para que a obra seja realizada. “Depende apenas de como será feita. Eles apresentaram uma maquete, porém ainda não diz nada”, conclui.

Hoje, 178 mil veículos acessam diariamente as duas pontes que ligam a Ilha ao Continente. Segundo estudos preliminares realizados pelo governo, o número de tráfego em 2020 deve subir para mais de 300 mil veículos por dia. “Estamos diante do projeto mais estrutural de todos os tempos no Estado. É uma obra vital para as futuras gerações”, destaca o prefeito de Florianópolis, Dário Elias Berger.

O novo acesso já conta no Plano Diretor de Florianópolis e, de acordo com Colombo, pode receber adequações durante a fase de estudos. O ex-tenista Gustavo Kuerten esteve presente na cerimônia de apresentação do projeto e contestou, justamente, a forma como a nova ligação foi pensada. “Eles estão dando um passo maior que a perna. Acredito que antes o Plano Diretor deveria prever o que a nossa cidade precisa para depois ser feito um projeto audacioso como esse”, opina.

Segundo Kuerten, a população não foi ouvida. “Ninguém sabe se essa é a melhor saída. A comunidade deveria participar mais dessas decisões e arcar junto com as consequências”, comenta.

Ponte estaiada estava nos planos do governo  

O novo projeto está fora do polígono de tombamento da ponte Hercílio Luz. Em agosto, quando o governo finalizou os estudos do sistema viário apresentado ontem, Colombo revelou que havia intenções de se construir uma ponte estaiada. Entretanto, seria necessária uma licença emitida pelo Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional) que poderia inviabilizar o projeto. Na época, o governador comentou que a ponte estaiada comprometeria a visão da Hercílio Luz e teria um custo muito maior do que a ponte convencional.

Além do modelo diferenciado, a construção de um túnel também foi pensada. Entretanto a ideia foi descartada por dificuldades de execução e custos altos. A ponte também poderia ser construída no vão entre a Colombo Salles e Pedro Ivo, com base no projeto de ampliação de capacidade da Via Expressa desenvolvido pelo governo federal, mas optou-se por fazer a ligação entre a Beira-mar Norte e o Continente.
 
Confira o vídeo com projeto


Conheça mais informações sobre a nova ligação no jornal Notícias do Dia dessa terça-feira (8)
Publicado em 07/11-20:54 por: Emanuelle Gomes.

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