30 de novembro de 2011

1º DE DEZEMBRO DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS



  Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o GAPA- Grupo de Apoio à Prevenção á AIDS busca  aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.

O GAPA-Florianopolis,  que este ano completou 25 anos, com intuito de lutar legalmente pelo estabelecimento de uma política de saúde  ligada a Aids e as doenças sexualmente transmissíveis, e luta   contra a discriminação  e comportamentos lesivos aos direitos dos  portadores  do HIV/AIDS entre outros , promove neste 1° de DezembroDIA DE COMBATE A AIDS”, uma caminhada saindo as 09:00 hs da sede do GAPA/Florianopolis (Rua Felipe Schmidt,882),  para o TICEN ,com uma blitz educativa com a distribuição de preservativos masculinos e material informativo sobre as medidas de prevenção à doença  como também chamar a atenção das autoridades  para que não falte medicação diminiuindo assim a mortalidade.
Das 11:00hs  ás 17:30hs em frente a sede do GAPA/Florianopolis  evento educativo de prevenção do HIV/Aids. Haverá também aconselhamento e distribuição de material informativo e educativo.
Encerrando as 19:00hs com um  Ato Solene no Auditorio da Assembleia Legislativa.
Nunca é demais informar,  pois sabemos que a falta de informação, ainda hoje  é um dos fatores, que levam também ao contágio.
Transmissão:
- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;
- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;
- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
- transfusão de sangue contaminado;
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Tratamento:
Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).
Fique sabendo:
A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.



NÃO A DISCRIMINAÇAO !!!


               Helena Lima Pires, Fundadora e Presidente do GAPA/SC



 Dona Helena cuidou do primeiro paciente com AIDS em SC.


            Medicamentos, principal reivindicação.



Homenagens.

GAPA - Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS.





































 Endereço: Felipe Schimtd, 882 - Centro/Florianópolis.























Um comentário:

  1. Muito bom!!
    Vamos divulgar sempre a luta dessas pessoas, que quase no anonimato trabalham por
    décadas em benefício de todos.
    Enfrentando a mais cruel, a mais impiedosa e
    dura de todas as barreiras que é a discriminação, que não distingue empenhos honestos e sem interesses pessoais!!
    Parabéns GAPA/SC, felicidades Dona Helena, que sua luta seja um dia reconhecida por todos!!!!
    Você e muitas outras pessoas, simples e anonimas, são o que temos de melhor!!!!

    ResponderExcluir