7 de setembro de 2011

Filhote de baleia franca encalha na Praia do Pântano do Sul, em Florianópolis

Animal foi encontrado por pescador às 6h; Polícia Ambiental monta plano para resgate

Foto: Luciano dos Santos - Praia do Pantano do Sul
Um filhote de baleia franca encalhou na Praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira. O mamífero mede cerca de seis metros de comprimento e foi avistado por um pescador às 6h.

O filhote está preso em um banco de areia a menos de 50 metros da praia. Às 10h, uma equipe formada por policiais, bombeiros e ambientalistas começou uma operação de resgate.

O grupo amarrou o animal com cordas para evitar que ele seja arrastado pela areia – o impacto, associado ao peso, poderia provocar a morte do filhote. A expectariva do grupo é de que a baleia consiga sair sozinha do local no final da tarde, para quando há previsão de mará alta.

A presença de baleias franca no Litoral catarinense é comum nesta época do ano. A espécia parte da Antártica para ter filhotes em águas menos geladas, segundo o Instituto Baleia Franca.

O encalhe dos mamíferos não é raro. No dia 7 de agosto, um filhote de 5,5 metros foi encontrado morto em uma praia de Laguna, no Litoral Sul. Devido ao estado de decomposição, ambientalistas estimaram que o mamífero estava morto havia cerca de três dias.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE


Confira video feito por Luciano dos Santos
   Usaram a tecnologia para matá-las
Ainda não usaram a tecnologia Para salvá-las.


Nenhum comentário:

Postar um comentário